Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 confirma força feminina da categoria máster

Nesta sexta-feira (28/04), o público que esteve presente no Parque Ecológico da Cachoeira em Congonhas (MG) viu de perto a força das mulheres do pedal brasileiro na disputa da categoria Master Feminino do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. As provas foram disputadas nas categorias Master Feminino A, B e C.

Depois de uma madrugada chuvosa, que deixou a pista de competição ainda mais desafiadora, as atletas tiveram que superar seus limites em um trajeto cheio de lama, muitas subidas e diversos obstáculos naturais que tornou a competição ainda mais acirrada.

Na categoria Master A (35-39 anos), o pódio foi totalmente verde e amarelo. Meire Alcântara ficou com a medalha de ouro, terminando o circuito de 3 voltas em 1h03min03. A prata foi para Maria do Carmo Castro, com o tempo de 1h04min34 e o bronze com Lidia Maria Bittencourt, que cravou 1h07min10. Após figurar no Top5 da sua categoria no Mundial da UCI, realizado na semana anterior na Argentina, Meire destaca que o fator decisivo para o título continental foi a concentração.

“Quanto menos você erra na pista, mais conectada com ela e o percurso você fica, transpondo obstáculos. Tivemos que fazer força, claro, mas a concentração nesse tipo de prova extremamente técnica e difícil é fundamental”, afirmou a campeã. 

Já na Master B (40-49 anos), a venezuelana Marcia Barrio não deu chances para as adversárias, abriu uma larga vantagem e cruzou a linha de chegada em 1h02min25. A brasileira Amanda Vieira fez a festa da torcida conquistando o vice-campeonato, finalizando a prova em 1h04min09. Logo em seguida, completando o pódio, estava Natalia Pinilla, da Colômbia, com o tempo de 1h04min31. Apesar de vencer a prova de forma segura, a atleta da Venezuela destacou o alto nível da disputa em todos os sentidos.

“É preciso lembrar que neste momento o nível está alto no continente. Assumo que fiquei um pouco nervosa vendo tantas brasileiras tão competitivas. Apesar disso estava muito focada e segura pois tive uma preparação bem específica para a prova. Nos dias anteriores, a pista estava muito rápida, hoje, após a chuva, era outra coisa. Foi uma prova dura, primeira volta bastante complicada. Dei mais duro na segunda volta, me mantive focada e graças a Deus consegui ganhar a disputa”, disse a ciclista após o título. 

Emoção define a chegada de Renata Couto de Souza, campeã da categoria Master C (50-59 anos). A mineira estava radiante por competir em casa e após duas voltas deu aquele sprint final para garantir a primeira posição, fechando o percurso em 47min56. A segunda colocação da prova ficou com a brasileira Monica Bernardes, que concluiu em 48min18. A argentina Cecília Vasquez foi a terceira colocada, com a marca de 48min49. Natural de Nova Lima, Renata fez questão de enaltecer a escolha do percurso para o evento.

“Foi uma corrida maravilhosa, um percurso como poucos no Brasil. Local e evento digno de um campeonato mundial. Treinei muito para isso. Na minha categoria a briga foi entre Brasil e Argentina e graças a Deus, deu Brasil!”, disse a vencedora da prova. 

Programação agitada no fim de semana

O Parque da Cachoeira de Santo Antônio espera receber neste final de semana uma enxurrada de fãs de MTB, além de moradores da região histórica de Minas Gerais e visitantes estrangeiros para prestigiar o evento. O público poderá aproveitar as atrações da Vila do Pan, que conta com música ao vivo, praça de alimentação e lojas de equipamentos e acessórios. Além do setor exclusivo com produtos regionais. A entrada é gratuita. 

Quem não puder estar presente no evento não precisa se preocupar. A Confederação Brasileira de Ciclismo preparou uma megaestrutura para transmissão AO VIVO do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. A programação, com narração e comentários ao vivo, irá cobrir na íntegra as provas do Team Relay (XCR), Short Track (XCC), Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO) para as categorias Elite e Sub23.

Mas todas as outras provas também terão transmissão garantida com sinal aberto para os expectadores. Para assistir, basta acessar o canal da CBC no YouTube (https://www.youtube.com/ciclismocbc).

Sábado (29)
9h30 – XCO Junior – Masculino e Feminino
11h – Desafio dos Profetas MTB XCO (Amadores) 
14h – XCO Master Masculino

Domingo (30)
9h – XCO Sub23 Feminino 
11h – XCO Sub23 Masculino 
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino 

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Resultados completos: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb

 

 

Assessoria de Comunicação – CBC

Telefone: (61) 3585.1051 | (61) 9123.2218
E-mail: imprensa@cbc.esp.br
Curta a página da CBC no Facebook
Assista aos nossos vídeos no Youtube Canal Oficial da CBC